9 de abril de 2013

Prefeitos aprendem o modo petista de governar

     A maioria dos prefeitos petistas eleitos no Pará, participou de um encontro promovido pela executiva estadual a fim de conhecer o modo petista de governar com ênfase nas questões sociais como o bolsa escola, orçamento e gestão participativos, saúde da família e tantas outras políticas diferenciadas sempre voltadas para o social.
a intenção também é de abrir um canal de comunicação permanente e coeso entre os gestores e o diretório do PT focando no sucesso da administração, monitoramento e contribuição para definição de rumos e políticas desenvolvimentistas.
     Os prefeitos participaram de vários debates e palestras como a de Esther Bemerguy, do Ministério do Planejamento, que fez um intenso relato sobre o Planejamento Estratégico que o Governo Federal vem executando em parceria com diversos atores como o UNASUL, um fórum de articulação de ministros dos países da América do Sul voltados para o desenvolvimento do continente.
     O projeto possui diversos eixos de integração seja na economia, nos meios de transportes ou na agenda de desenvolvimento territorial.
     Os principais eixos dessa política de desenvolvimento estão contidos em seis itens:

1. proteção social - envolve programas sociais como o Bolsa Família, Prouni, Brasil Carinhoso, Segurança Alimentar, Mobilidade urbana dentre outros.
2. Infraestrutura - portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias, etc...
3. Produção, inovação e sustentabilidade - Produzir, inovar em novas tecnologias e preservar o meio ambiente.
4. Inserção internacional - unir o continente para crescer em conjunto;
5. Estado, federação, município - Plano Plurianual de Desenvolvimento - Importante para definir as metas do prefeito e seus resultados ao final do mandato;
6. Agenda de Planejamento - Agenda de Desenvolvimento Territorial.
     A verdade é que o prefeito tem um papel muito importante nesse processo moderno de gestão que o PT implantou. Mais do que um simples gestor o prefeito tem responsabilidade de cumprir metas nos principais setores administração, buscar novos projetos com recursos federais, atrair novos investimentos na parceria público/privado, enfim, ser o grande mentor do desenvolvimento de seu município. Foi para isso que a população o elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!