11 de abril de 2013

Assembleia aprova meu projeto do Dia da Liderança Jovem

     Em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro, a PM invadiu o restaurante Calabouço, então reduto de estudantes contrários ao golpe militar, e travaram intensa luta corporal resultando na morte do estudante Edson Luiz, atingido com dois tiros no peito.
 
     Temendo que a PM sumisse com o corpo, os estudantes se apossaram do cadáver e desfilaram com ele até a sede da Assembleia Legislativa onde ficou exposto como forma de protesto. Essa morte repercutiu em todo país e as manifestações contra a ditadura ganharam fôlego com milhares de estudantes nas ruas.
 
    Hoje a realidade brasileira mudou, vivemos em um país democrático, com crescimento econômico e social. Nossa juventude vive um momento excepcional onde pode discutir e elaborar propostas para indicar novas políticas públicas nas áreas da educação, lazer, segurança, geração de renda, e as perspectivas para o futuro.     Por isso apresentei projeto de lei já aprovado na Assembleia Legislativa que institui o “Dia da liderança Jovem”, justamente na data da morte do estudante Edson Luiz, dia 28 de março. O projeto recebeu parecer favorável de todas as comissões por onde tramitou e foi aprovado por unanimidade em plenário. Aliás, houve até um empenho redobrado dos parlamentares em aprová-lo em um só dia, através de sessões extras.

 

     A aceitação pelos estudantes foi ainda maior pois coincide com a jornada anual da juventude para discutir questões sobre violência, drogas, as perspectiva para os jovens do campo e da cidade, enfim, a data passou a ser uma referência para a juventude.      Ainda nesta semana uma equipe da Unicef está em Belém em importante encontro amazônico reunindo técnicos do Propaz, Emaús e Cedeca e um grande público jovem composto de indígenas, quilombolas, da região metropolitana em situação de risco e drogaditos para discutir políticas de inclusão e combate à violência.      Espero muito da juventude de meu país e penso ter contribuído para que essa história de lutas e conquistas seja sempre lembrada pois uma nação que não preserva sua história poderá perder de vista seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!