Uma história construída com o povo

Valdir Ganzer nasceu em Iraí, no Rio Grande do Sul. Ele vem de uma família camponesa de onze irmãos que se transferiu para a Transamazônica em 1973. Na região, ainda muito jovem, abraçou a luta pela melhoria da qualidade de vida e da produção no meio rural.


Em 1974 já participava da Pastoral da Juventude, fazendo parte de um trabalho social inspirado na Teologia da Libertação e da Enxada. Em 1977 começou a participar do trabalho sindical e em 1980 contribuiu com a conquista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém.

Em 1983 foi eleito presidente do Diretório Municipal do PT de Santarém e, em 1986, foi eleito deputado estadual pelas regiões do Baixo-Amazonas e Transamazônica, se tornando o primeiro parlamentar camponês da história da Amazônia. Seu primeiro mandato teve uma atuação destacada no processo constituinte e serviu para denunciar as irregularidades e a violência no campo.

Em 1990 tornou-se o primeiro lavrador da Amazônia a se eleger deputado federal. Em Brasília era defensor dos movimentos sociais e um representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e do Movimento pela Sobrevivência da Transamazônica. Contribuiu para construir os Gritos do Campo, Grito da Amazônia e os Gritos da Terra. Seu mandato ajudou a garantir acesso ao crédito e denunciou os desvios do Fundo Constitucional do Norte.


Por seu trabalho, Ganzer foi indicado candidato a governador pelo PT em 1994 e obteve surpreendentes 30% dos votos de Belém e 19% do estado. Esse desempenho contribuiu para preparar as vitórias eleitorais da eleição seguinte, culminando com a conquista da prefeitura de Belém pelo PT. No Governo do Povo, Ganzer foi Secretário de Economia, criou o Banco do Povo, requalificou a Praça do Operário e o cartão postal de Belém - o novo Ver-o-peso.

Por isso em 1998 foi eleito deputado federal com votação dobrada, mais de 53 mil votos. Em 2000 tornou-se vice-prefeito de Belém, contribuindo para a consolidação dos programas da gestão petista. Em 2002 e 2006 foi eleito deputado estadual, sempre com votação crescente e desempenhando um papel mais importante na consolidação do trabalho que o Partido dos Trabalhadores desenvolve.

A história de Valdir Ganzer é ligada às marcas estabelecidas pelo trabalho do PT. Construtor do projeto popular, Ganzer ajudou a implementar as principais marcas do governo federal no Pará, seja na área da alfabetização, incentivo à produção no campo, luz para todos ou Bolsa Família.

Nos últimos três anos Ganzer contribuiu com o governo popular de Ana Júlia, estando à frente das obras da Secretaria Estadual de Transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!