17 de outubro de 2012

Círio de Nazaré, caminhada da fé


     Ainda sob o efeito dos festejos do Círio de Nazaré, subi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta manhã para enaltecer a fé do povo paraense de todas as regiões do Estado e também de turistas do Brasil e exterior. O Círio é algo indescritível. Não basta ver, tem que sentir, vivenciar, suar, chorar, rir e principalmente se emocionar. Tudo isso expressei em plenário, eu que sou gaúcho de nascimento e paraense de adoção e amo demais essa terra que tudo me deu.



        Participei do grupo de voluntários que montou barraca na chegada da capital para receber romeiros que vinham de bicicleta, a pé, em grupos, solitários, todos exaustos, pés feridos, alma lavada. Distribuimos água, alimentos, esperança, soliidariedade, fizemos massagens nos pés e pernas dos mais exaustos. E ouvimos e vimos o quanto a fé à Virgem é decisiva em momentos como esses. Em que o corpo e a mente chegam a implorar por descanso mas a força maior te induz a caminhar sempre em frente, porque a fé não pode falhar.                  
     Meus votos de feliz Círio a todos os paraenses, ainda teremos mais de uma semana de evento e culto à Nossa Senhora de Nazaré. Que todos nós tenhamos muita paz, muita saúde, que o ser humano esqueça a soberba, o orgulho, divida mais o pão, seja indulgente e que nosso Brasil alcance o desenvolvimento para todos, principalmente os mais carentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!