16 de julho de 2012

A mídia social como instrumento democrático


Blog  de William Jeovah de Medeiros  Paulo Haddad e José Serra em ilustração para capa da Brasília em Dia desta semana


Os jornais do último final de semana trazem matérias sobre o primeiro dia de campanha com o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad e do PSDB, José Serra. Na reportagem com Haddad, com o título “Haddad apóia investigação sobre irregularidades nas obras de Maluf “ da agência o Globo, o repórter questiona a participação do deputado Paulo Maluf na campanha do petista e das denúncias de desvio de dinheiro das obras da Avenida Água Espraiada. Haddad foi firme na resposta e disse que  toda e qualquer denúncia deve ser apurada e quem cometeu delito, punido. Muito bem. Mas em nenhum momento  o repórter  questionou o candidato a respeito de sua plataforma política para São Paulo, seus projetos sociais e tantos outros problemas de afligem a maior capital do País ?
Corta a cena. Reportagem da agência  Estado com o candidato José Serra. Manchete: “  Serra critica adversários por baixaria em campanha municipal “. E no texto,  Serra fala sobre supostas baixarias que outros partidos estariam cometendo, sem citar quais, a vitória de seu time, o Palmeiras na Copa do Brasil e de eleitores que diziam: “Serra, você tem nosso voto. Seja prefeito e depois nosso presidente “. E a matéria vai adiante com o candidato tirando fotos com crianças, eleitores e distribuindo  amêndoas italianas e chocolates aos presentes. Ao final ainda concedeu uma entrevista aos jornalistas.
Por que o repórter do Estadão não perguntou ao Serra dos processos abertos contra ele e familiares por desvio e lavagem de dinheiro denunciado por escritores  em livros e na mídia social  mas que nunca foram assunto da grande imprensa ? É chocante e temerária para nossa democracia a maneira diferenciada , mesquinha e aviltante como os grandes grupos de comunicação tratam o PSDB e seus aliados em detrimento do PT.
Para os tucanos, pautas positivas, o repórter já sai da redação recomendado. Para o PT, denuncismos, perguntas constrangedoras, matérias requentadas que possam desestabilizar o candidato ou deixá-lo em palpos de aranha. Eles não refrescam pro nosso lado.
Enfim, já nos acostumamos, o Presidente Lula e a nossa presidenta Dilma foram vítimas dessas armações que considero um desrespeito à imprensa livre e ao povo brasileiro que essa gente quer ludibriar e pastorar, como ovelhas no campo sendo conduzidas através de varas.
Por isso as mídias sociais têm sido tão importantes para a consolidação da democracia,  em todos os níveis da sociedade e não só na política. O diretor do time fala uma coisa, o jogador no twiter desmente e expõe seu ponto de vista;  fofoca entre atores, todos têm direito de dar sua versão; estremecimento de amizades, as partes se defendem e argumentam; a imprensa ignora, os sites e os blogs repercutem. Essa é a saída do PT e das minorias para se fazer ouvir pela sociedade. Cada vez mais a população brasileira está antenada na web. Nos confins do Marajó e nas mais distantes localidades a população acessa a internet, tem seu facebook, encontra amigos, ouve e emite opiniões. Temos de fazer dessas redes nosso maior e mais precioso meio de comunicação. Se não estaremos sempre lendo o que a grande imprensa determina  e tem interesse desviando nossos sentidos e tentando nos impor suas verdades.
Cuidado com o que você lê e escuta. Podem estar  vendendo gato por lebre e nenhum deles é bom ao paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!