19 de março de 2012

Vale lança o anuário mineral e mostra crescimento

      As estatísticas demonstram claramente que o Brasil passa por um encolhimento nos setores de indústrias e comércio em razão da queda da economia registradas nos EUA e Europa. Isso reflete principalmente na criação de novos empregos que caíram consideravelmente na maioria dos estados. Mas no Pará a realidade é outra.
     Graças principalmente ao setor de mineração, o Estado vem conseguindo um bom nível de empregos e o mais importante, em regiões distintas com destaque para o sudeste, onde estão os maiores pólos minerais.
     A empresa Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, reuniu, através do Sindicato das indústrias mineradoras do Pará, as principais  autoridades estaduais para o lançamento do Anuário Mineral do Pará 2012 e anunciar os  números desse crescimento, que refletem positivamente em nossa  balança comercial além de gerar emprego e renda. O anuário será distribuído para as escolas públicas e privadas e universidades e certamente será muito bem aproveitado pelo seu conteúdo didático-pedagógico, já que demonstra, através e mapas e  informações, o imenso potencial mineral e a tecnologia utilizada em sua extração.
     E os números apresentados são alvissareiros. Mais de 40 bilhões de investimentos em quatro anos com a criação de cem mil empregos.
     Em um dos muitos mapas ilustrativos, é possível ver com clareza os municípios com potencialidade  mineral que estão distribuídos por todo o Estado.
     Na Calha Norte, temos Oriximiná, Alenquer, Monte Alegre e Almeirim; no Nordeste, Goianésia do Pará, Ipixuna, Santa Maria, Cachoeira do Piriá; no Sul e Sudeste temos Curionópolis, Xinguara, Canaã dos Carajás. Floresta do Araguaia, Rio Maria, Conceição do Araguaia, Pau D’arco, Santana do Araguaia, Parauapebas, Cumaru do Norte, São Felix do Xingu, Banach, Tucumã e Ourilândia do Norte. No Oeste temos Jacareacanga, Tucumã, Itaituba, Rurópolis e Juruti.
     Isso sem falar de Marabá e Barcarena onde estão as indústrias de transformação mineral. Esse mapa demonstra claramente que somos a maior província mineral talvez do mundo porque reunimos ouro, bauxita, caulim, potássio, ferro, cobre, manganês, níquel e tantos outros. Trabalhamos agora na verticalização de alguns desses minérios que irá,imprimir um maior valor agregado empregando mais trabalhador qualificado e gerando imensa riqueza para o País.
     Acredito que em dez anos o Pará será um dos estados mais ricos do Brasil porque além dos minérios temos produção farta de energia elétrica, terras agricultáveis durante todo ano, uma das maiores biodiversidades do planeta, as maiores reservas de água doce, rios piscosos e atrativo potencial turístico que só tende a crescer.
Minha filha Iara e minha esposa Graça Lima
     Cabe à nos, políticos, sociedade civil organizada, empreendedores de todos os segmentos e a população em geral, alicerçar as bases desse crescimento e saber que somos grandes na geografia e também em nosso sonhos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!