28 de fevereiro de 2012

Por que tanto descaso com as rodovias ?


      No primeiro ano do governo Jatene, sob o pretexto de dívidas deixadas no governo anterior, nada foi feito nas rodovias estaduais em termos de manutenção e pontos críticos. Na mensagem enviado à Assembleia Legislativa pelo executivo no início do mês, o capítulo destinado às rodovias se referiu às obras iniciadas quando eu estava à frente da Secretaria de Transportes como a Perna Sul, a Alça Viária e o trecho Capitão Poço/Garrafão do Norte, obras essas que deixamos em andamento com recursos assegurados. 

     Os empresários do setor rodoviário pouco viram das ações da SETRAN que ficou "jogada às baratas", como diz o jargão,popular.Esse importante  setor da economia responde por centenas, senão milhares de emprego no campo capacitando mão de obra, gerando emprego e renda para toda a região.   Agora, com as fortes chuvas que assolam todo o Estado, com 900 milhões a mais nos cofres repassados pelo Governo Federal conforme noticiou a imprensa, o quadro não se modificou. Vários movimentos populares ameaçam paralisar rodovias importantes como a que leva a Parauapebas e a PA 150, que corta o Estado de norte ao sul. A imprensa vem noticiando isso quase que diariamente.

Rodovia BR-155, trecho entre Marabá a Conceição do Araguaia e ...
... da BR-222 que liga Marabá a Dom Elizeu.
     Quando estive à frente da SETRAN, inciamos o processo de federalização da rodovia PA 150 no trecho  Marabá/Redenção, percurso de 340 quilômetros cujo movimento é intenso de veículos pesados, médios e leves. Somente  no  final do ano passado esse processo foi concluído e o DNIT promete para março o início de obras  de reconstrução da rodovia. A nova BR  155 terá acostamentos laterias de dois metros, sistema de drenagem completo, sinalização, enfim, uma rodovia com padrão nacional para oferecer tráfego de qualidade e seguro. Em um Estado com as nossas dimensões, as rodovias têm papel fundamental para escoar produção,seja agrícola ou pecuária,  transportar estudantes, pessoas doentes, incrementar negócios e viabilizar serviços à comunidade.Boa pate de nossas riquezas provém do campo. mas sem as estradas em condições essa produção não chega ao seu destino e quando chega o custo de transporte diminui o lucro do produtor. Esse, inverno poderá custar caro para muita gente do campo e mesmo das cidades porque algumas rodovias poderão ficar intransitáveis ou causar acidentes embora eu faça votos  que isso não ocorra. Esse não é, definitivamente, o melhor caminho para o desenvolvimento que o atual governo tanto apregoa em suas propagandas.  

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