17 de janeiro de 2012

Belém de vários pontos de vista


Vista do alto, Belém é essencialmente uma metrópole amazônica, com suas dezenas de ilhas,  a cidade cercada de água por quase todos os lados, rodeada de densas  florestas e um crescimento demográfico praticamente  descontrolado.Vista pelo asfalto, nas áreas centrais e bairros adjacentes,  a capital paraense é uma cidade encantadora, repleta de mangueiras, acácias, castanholas e ameixeiras,  de ruas largas e um expressivo patrimônio histórico e cultural composto de palácios, praças, prédios centenários, fortes, portos e igrejas.
Na periferia, no entanto, é onde se apresenta nossas maiores mazelas. Bairros inteiros sem uma metro de esgoto sanitário, ruas esburacas no verão e com lama no inverno, incipiente sistema de abastecimento de água, iluminação pública deficitária e a violência que dizima principalmente nossa juventude, geralmente  envolvida com drogas.E a capital da Amazônia não para de crescer. Em trinta anos quase dobramos nossa população. Vivemos uma fase econômica próspera com a criação de muitos empregos, aquecimento na construção civil, surgimento de muitas universidades, de novos shoppings, enfim, o Pará cresce e a capital é reflexo direito desse desenvolvimento.
A nossa capital completa 396 anos de existência, uma das mais antigas do País. Quase quatrocentona,  ela continua conquistando corações, inspirando poetas e provocando suspiros e arrepios. Basta caminhar durante a noite da Estação das Docas até a catedral da Sé e a Casa das Onze janelas para sentir que a história está impregnada nas paredes dos velhos casarões, nos paralelepípedos , nas igrejas e nas estátuas que assistiram o desenrolar de muitas lutas pela liberdade  e justiça à partir do movimento Cabano.
Nas últimas duas décadas Belém foi crescendo em tamanho e diminuindo em termos de qualidade de vida. Trânsito caótico, bandidos em plena atividade, supervalorização imobiliária  que prejudica as classes mais pobres e principalmente o desacordo  entre o crescimento populacional e as políticas públicas para atender essa demanda.São desafios que o novo prefeito de Belém terá de encarar sob pena de perdermos o controle sobre a metrópole e os  municípios que compõe a Região Metropolitana. O recolhimento e compostagem do lixo, corredores de tráfego incorporando o sistema hidroviário, o transporte público revigorado, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário são algumas das prioridades a se eleger.  
O Governo Federal tem investido muitos recursos na recomposição de nossas bacias fluviais, ampliação de canais e de vias, na construção de casas populares.Infelizmente  muitos  programas sociais implantandos no governo do PT foram desativados na atual administração. Eram programas voltados para a saúde das famílias, de emprego e renda, de alfabetização, de participação popular nas  decisões políticas e administrativas.
O próximo prefeito terá três anos para tornar Belém uma cidade digna ao  completar 400 anos. E isso só será possível com a participação popular e apoio do Governo Federal que dispõe dos recursos para importantes e grandes obras. Há que se promover campanhas junto à população de amor à Belém para que ela seja mais bem cuidada e preservada porque mais importante que o patrimônio histórico é ter um povo que valoriza sua cidade como sendo sua casa. Parabéns, Belém. Que os sinos dobrem por Ti e as benções da Virgem de Nazaré corram por suas águas e banhem toda a cidade trazendo paz e progresso a todos nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!