17 de janeiro de 2012

Governo Federal investe como nunca no Pará

O  governador Simão Jatene, prefeitos da capital e do interior e mandatários de cargos públicos executivo ou legislativo estão aplaudindo em pé a decisão do Governo Federal de transferir ao Pará em 2011, cerca de  4,7 bilhões, o maior da nossa história, " na busca incessante de promover o equilíbrio sócioeconômico entre estados e municípios", segundo definiu o Ministério da Fazenda. Em relação ao ano de 2010, os repasses do ano passado foram acima de 910 milhões de reais, dando oportunidade que os agentes públicos executassem  suas políticas de inclusão social investindo  em saúde, educação, saneamento, infraestrutura, melhores salários aos servidores públicos, enfim, o que a população necessita para viver melhor.
No entanto, não foi isso que se assistiu. Rodovias e pontes abandonadas, que vai nos dar trabalho nesse inverno com eventuais paralisações de tráfego; greve de professores de mais de 40 dias, um caos no sistema de educação; sistema de saúde considerado pela população segundo pesquisa o pior do Brasil; falta total de saneamento básico e de políticas de inclusão social, que são prioridades no governo do PT. Isso sem falar nos escândalos sexuais do sistema penal com abuso de adolescentes nos presídios, a ausência do Poder Público para conter a criminalidade e  o tráfico de drogras, a inoperância na questão agrária para titulação das terrras do campo e da cidade e a falta de apoio à agricultura familiar e das Casas Rurais.
Sinceramente, nao entendo aonde foi parar essa dinheirama toda frente ao que seu viu em termos de obras e ações do governo Jatene em seu primeiro ano de mandato. Embora haja o argumento de ter encontrado o Estado atolado em dívidas, bastaria metade dos 910 milhões  que vieram a mais para sanar tudo, zerar os débitos que segundo foi divulgado eram de 400 milhões de reais.
Só agora, em levantamento da imprensa junto ao sistema do Tesouro Nacional, chegou-se a esse espetacular número de 4,7 bilhões. Eu pergunto, cadê esse dinheiro ? Onde ele foi aplicado ? Quais os resultados para sociedade ? Vou esperar o retorno das sessões da Assembleia Legislativa e cobrar do Goveno do Estado uma prestação de contas de todo esse recurso que o Governo da presidente Dilma Roussef transferiu cá mas que pouco ou quase nada chegou a quem realmente necessita, o povo paraense. sei muito bem  que os programas sociais  federais no Pará como Minha Casa Minha Vida, Saneamento,  Sistema de Abastecimento de Água, Luz Para Todos dentre outros, geralmente são usados pelos governantes em proveito próprio, como se eles estivessem executando e custeando as obras. Mas o povo não é bobo nem se deixa enganar. A presidente Dilma virá inaugurar tudo isso, desde o asfalto das rodovias Transamazônica e Cuiabá/Santarém que era promessa desde o regime militar há 40 anos mas só o PT meteu a cara e fez. Que o governador Simão Jatene venha a público esclarecer o que foi feito dos quase 5 bilhões repassados pela União, o que era para investir em obra federal, estadual e municipal. Quem fala tanto em transparência
não tem porque  esconder números por mais reveladores que eles possam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!