23 de maio de 2011

UEPA. ALICERÇANDO OS CAMINHOS DO FUTURO

Em meio a tantas conquistas alcançadas pelo Estado do Pará em verticalizar suas riquezas naturais, na crescente prestação de serviços e a profissionalização dos jovens que ingressam no mercado de trabalho, quero parabenizar a Universidade Estadual do Pará pelos 18 anos de serviços prestado à educação em nível superior, formando milhares de novos profissionais para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Não quero aqui partidarizar o desenvolvimento da UEPA, destacando qual governo aplicou mais ou menos na formação profissional, implantação de campis ou ascensão funcional e criação de novos cursos. Quero sim destacar uma premissa indiscutível: somente pela educação o Pará e o Brasil podem trilhar o caminho do desenvolvimento e da auto sustentabilidade fazendo de nossos recursos naturais e da vocação agroindustrial o caminho pra nos tornarmos um nação plena, solidária e principalmente igualitária.
O presidente Lula, que se formou jovem na profissão de torneiro mecânico, quando o Brasil começava a escrever sua história como grande fabricante de veículos, investiu muito em educação profissionlizante e a presidente Dilma anuncia o maior projeto de formação e capacitação profissional que esse País ja viu.
O Brasil vai crescer tanto nessa década a ponto de dobrar seu PIB de 10 mil para 20 mil dolares, segundo projeções do banco ITAÚ. O Pará será uma das locomotivas desse crescimento com seus recursos naturais, a valorização dos comodityes, seus portos em locais estratégicos e seu imenso território agricultável.
A UEPA, acredito, vislumbra esse futuro e sabe da importância de formar mão de obra qualificada de jovens e adultos nos mais distintos cursos como ciências biológicas e da saúde, matemática, ciências naturais e ambientais, tecnologicas, enfermagem e música, dentre outros.
Esse trabalho já é valorizado pela população através de atendimentos aos mais carentes na área da saúde, do crédito estudantíl e na importante formação de mestres e doutores como forma de assegurar qualidade no ensino, na pesquisa e no trabalho de extensão.
A UEPA sabe de sua responsabilidade, cabe aos governantes oferecerem os recursos para a caminhada rumo ao futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!