2 de maio de 2011

Kate, de plebeia à princesa

Incrível o fascínio que a monarquia exerce sobre todas as classes sociais no mundo. Embora seja uma instituição em declínio perante aos olhos da humanidade, o casamento de William, príncipe da Inglaterra, com a plebeia Kate, provocou um verdadeiro "frisson"em todo o planeta e injetou bilhões de euros na combalida economia do país.
Segundo pesquisas, dois bilhões de espectadores assistiram às cerimônias do enlace matrimonial onde não faltaram pompa e ostentação.
O Brasil já viveu seu momento de realeza com seus reis, rainhas, duques, condes e marqueses. Essa história, todo brasileiro conhece e estudou nos bancos das escolas. Até hoje os descendentes do trono, os Orleans e Bragança gozam de status e ostentam os galardões e o sangue azul, que acreditam correr em suas veias.
Depois do Império, o Brasil viveu uma imensa turbulência política com o poder dividido entre militares, caudilhos, pseudo sonhadores e intelectuais que pouco ou quase nada acrescentaram a esse grande país que continuou a ter sérias  desigualdades sociais  em meio a tantas riquezas naturais.
Foi necessário a elevação de um operário com sangue muito vermelho nas veias, o Sr Luiz Inácio "Lula" da Silva, à Presidência da República para implantar um projeto de resgate social que inseriu milhões de brasileiros, do campo e da cidade, ao status de classe média com acesso aos bens de consumo, a uma alimentação maior  e melhor e até ao cineminha e futebol ao finais de semana.
William pode ter muito a aprender com a ex plebeia e quem sabe, nas voltas que o mundo dá, ele venha a se tornar soberano e ela a rainha e, pelos desígnios de Deus, Brasil e Inglaterra venham a ter papéis protagonistas na história do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!