2 de maio de 2011

AS RODOVIAS NÃO PODEM PARAR

O Departamento Nacional de Infraestrurura de Transportes (DNIT), tem de investigar a fundo as causas da tromba d’água que causou estrago enorme na BR 010 (Belém/Brasília), próximo à São Miguel do Guamá.
Pode ser excesso de chuva, que já causou danos em muitas outras rodovias e cidades paraenses como eu vi quando fui secretário de transportes do Estado ou pode ser consequência do rompimento de barragem ou açude que fazendeiros ou criadores de peixes constroem com pouca técnica e quando cedem causam estragos incalculáveis.
Não tenho nada contra as barragens e açudes, pelo contrário, até defendo essas práticas a fim de manter a água nos pastos durante todo ano e para a criação de peixes.
O problema é que essas obras não atendem, geralmente, ao mínimo grau de segurança exigida causando impactos nefastos para a economia da região e do Estado, que têm de arcar e sofrer com as consequências.
Estradas e rodovias, sejam elas federais, estaduais ou municipais, com chuva ou com sol,  têm de oferecer condições de tráfego sob pena de deixar a populaçao paraense a mercê de viver ilhada sem alimento, sem escola, sem médico, sem o transporte da produção e penalizando a comunidade em seu direito e ir vir. Aproveito para parabenizar a equipe do DNIT que solucionou o problema da BR-010 em tempo recorde evitando que a região metropolitana de Belém sofresse com o desabastecimento e que os viajantes em trânsito ficassem prejudicados por mais tempo.

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