28 de fevereiro de 2011

CALCÁRIO PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DO CAMPO

O Pará tem as maiores jazidas de calcário do Brasil, talvez do mundo. No entanto, esse calcário não é produzido para a correção de acidez do solo a fim de aumentar a produção de alimentos e beneficiar pequenos, médios e grandes produtores rurais. Ele se presta basicamente para a produção de cimento beneficiando grandes corporações industriais.

Quando da vinda do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará, Dr. Mario Ribeiro, à sabatina promovida pela ALEPA, alertei-o para esse problema e senti seu interesse em ver como resolver essa questão.

O Pará possui terras em quantidade, pouco férteis é bem verdade comparada com outras regiões. Mas com insumos, manejo e boa utilização, poderemos plantar muitas coisas para vender e até exportar. Sou pequeno produtor rural, sinto falta de apoio e de insumos importantes como o calcário, que faria minha produção de açaí, pupunha e outros produtos darem safras maiores e por mais tempo. Falo em nome de todos os produtores rurais que querem aumentar a produção de alimentos a fim de oferecer produtos melhores a preços menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!