28 de fevereiro de 2011

EVANDRO CHAGAS EM DESTAQUE

O Pará tem no Instituto Evandro Chagas um dos mais respeitados em pesquisas nas mais diversas áreas da ciência. Destaco o trabalho do médico e pesquisador paraense, Dr.Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, que é Chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas da instituição, que vem dando contribuição magnífica no combate ao mosquito da dengue, um mal que atinge milhares de brasileiros, tira a vida de muitos e coloca o país em um quadro lastimável no controle de endemias além dos custos hospitalares e de tratamento.
O Dr. Pedro estará na TV. Câmara no dia primeiro de março, às 21h debatendo questões e saúde pública a convite do Poder Legislativo Federal.



COMBATE A DENGUE


Expressão Nacional, da TV Câmara, debate ao vivo (01) a política de combate a dengue

Apesar das campanhas do Ministério da Saúde e alertas das secretarias dos estados mais atingidos pela dengue, ainda é alto o número de infectados pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti. Em janeiro deste ano foram notificados mais de 26 mil casos no país. No Paraná houve crescimento de 50% de pacientes com a doença, em comparação com o ano passado; também já foram registradas mortes no Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou que não estamos livres da epidemia. Mas ainda ficam algumas questões: por que o mosquito da dengue consegue driblar todos os recursos criados para combatê-lo? Que medidas devem ser tomadas para que o problema não ocorra nos próximos anos? Em que estágio está a pesquisa para uma vacina contra a dengue? Este é o debate do Expressão Nacional do dia 01 de março, ao vivo. Participam os deputados Mandetta (DEM/MS) e Saraiva Felipe (PMDB/MG), além do representante do IEC, Instituto Evandro Chagas, médico pesquisador Pedro Fernando da Costa Vasconcelos – Chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicase o médico e professor da Universidade de Brasília, Pedro Tauil.



Pedro F. C. Vasconcelos, MD, PhD
Chief, Department of Arbovirology and Hemorrhagic Fevers
Director, National Institute for Viral Hemorrhagic Fevers
Director, WHO Collaborating Center for Research,
Diagnostic Reference and Training on Arbovirus

Instituto Evandro Chagas/SVS/MS
Rodovia BR 316 Km 07, S/N, CEP 67030-000, Ananindeua, Brazil

Contato:
Tel: +55 91 3214-2271; +55 91 8132-4851; Fax: +55 91 3214-2299
E-mail: pedrovasconcelos@iec.pa.gov pedro.vasconcelos@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!