14 de maio de 2013

Agricultura familiar fornece produtos para merenda escolar em Bujaru

     Associação Bujaruense de Agricultores e Agricultoras me surpreendeu quando fui visitar a companheira Rose Soares, coordenadora da entidade. São 61 famílias envolvidas com a associação que produzem alimentos inclusive para a merenda escolar com quantidade, higiene, qualidade, pontualidade e garantia de entrega. Para se ter ideia vou citar alguns números: foram oito toneladas de mel, cinco toneladas de polpa de frutas regionais, 5 toneladas de açaí além d banana, laranja, limão, macaxeira e ouros produtos como o feijão caupi, que a região não tinha tradição de produzir, mas graças à merenda seu plantio foi introduzido e comercializandos mais de sete toneladas.
     A ABAA, já responde por cerca de 60% da merenda consumida por milhares de estudantes de Bujaru e Concórdia do Pará. Isso é uma prova que a agricultura familiar organizada pode assumir um papel que até há alguns anos nem se cogitava, como produzir alimentos para nossas crianças gerando emprego, renda e consumo.
     A Associação já possui despolpadeira de frutos para produzir polpa, freezers, balança e veículos para o transporte dos produtos. Busca agora diminuir a burocracia imposta pelo Governo Federal para serem mais competitivos no mercado já que é impossível concorrer com empresas de alimentos que têm mais suporte financeiro e logístico. A produção de mel é a grande atividade da Associação que conta com 800 colmeias instaladas na região e tende a aumentar poque mais famílias querem aderir e começar a produzir mel. Eu tenho o maior interesse em contribuir com atividades como essa em razão de ser um pequeno produtor rural, de ter minhas origens ligadas à terra e a certeza que a salvação do Brasil é a lavoura principalmente da agricultura familiar responsável por 70% do alimento produzido no país, representa 10% do PIB brasileira, emprega 70% da força de trabalho direta e indiretamente, além de já disponibilizar 30% da merenda encolar de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!