29 de agosto de 2012

Clinton elogia o PT e defende a sustentabilidade


     A passagem do ex presidente americano Bill Clinton por Belém passou desapercebida por muita gente e até pela mídia que não deu muito espaço ao marido da toda poderosa Hilary Clinton.O ex presidente veio participar do Congresso Brasileiro de Contabilidade que reuniu mais de seis mil representantes de todo canto do Brasil. Uma prova que Belém já está preparada para sediar grandes eventos com grandes personalidades.

     De olho na repercussão internacional de sua visita à Amazônia, visto que a imprensa estrangeira deu a maior importância para a viagem, Clinton tratou de abordar temas ligados ao meio-ambiente como energia renovável à partir de hidrelétricas, cana de açucar e o biocombustível, a preservação das florestas e dos que nela vivem e principalmente um futuro compartilhado de continentes e países já que vivemos num processo de interdependência global.

     Ele também teceu elogios ao ex presidente Lula, à presidenta Dilma e destacou programas como o Bolsa Família e a estabilidade econômica como fatores primordiais para tirar o Brasil da pobreza e dar mais dignidade à população carente. Clinton alertou para o aquecimento global com fortes ondas de calor em seu país e em outros continentes e se referiu aos trilhões de dólares que devem ser gastos nos próximos anos para recuperar catástrofes naturais.

     Tudo isso faz parte de nossa luta pela preservação da natureza na Amazônia e os esudos de sua biodiversidade, que ainda engatinham nos meios universitários através de programas de extensão. Mas o homem é a maior preocupação, é para ele que temos de olhar, ensiná-lo a utilizar a floresta como meio de vida sem depredar. e existem muitas formas para isso. Se Clinto não tivesse voltado na mesma pisada, porque o sistema de segurança americana considerou temerário seu pernoite em nossa capital, o ex presidente poderia ir ao Marajó, ou às áreas de preservação ambiental, conhecer a Estação Científica Ferreira Pena, em Caxiuanã e tantos outros projetos de desenvolvimento sustentável. Mas os compromissos do ex impediram até que ele tomase uma cuica de tacacá ou uma generosa porção de açai com tapioca. Por isso ele se foi tão rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!