5 de março de 2012

Vamos realizar e ganhar a COPA

     As declarações  do secretário-geral da FIFA, Jerôme Walcke, sobre o atraso das obras nos estádios para o Copa do Mundo de 2014, são preocupantes.
      Walcke alega que o projeto da FIFA era restringir as sedes  a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, no máximo. Assim, os deslocamentos seriam menores e essas capitais têm uma boa rede hoteleira, transporte público de qualidade, segurança  e estádios compatíveis. Walcke observou em sua fala grosseira e chula que causou revolta na diplomacia brasileira, que Estados como o Amazonas, Bahia e Rio Grande do Norte não possuem rede hoteleira à altura de uma Copa do Mundo.” Digamos que tenhamos Inglaterra e Holanda em Salvador, que 12% da torcida sejam de ingleses e outros 12% de holandeses.Serão 24 % de 60 mil  torcedores. Onde eles ficarão?“, questiona Walcke. O secretário-geral reconhece as belezas naturais do Brasil e dos estados sedes porém reclama dos meios de transporte e das vias públicas para levar e trazer torcedores; das obras atrasadas de estádios e aeroportos e da rede hoteleira  como em Manaus que necessitaria  de pelo menos o dobro de vagas hoje ofertadas, segundo a FIFA.

     Manaus  foi escolhida uma das sedes da COPA graças ao poderoso lobby das multinacionais ali estabelecidas com intuito de exibir o portentoso parque industrial de eletroeletrônicos, máquinas e bens de consumo que concorrem em igualdade de condições e tecnologia com as indústrias de países desenvolvidos.

     Abro aqui um parêntese para lembrar que o PSDB, nas eleições passadas,  usou e abusou do fato do Pará não ter sido escolhido uma das sedes dos jogos  como se isso representasse uma incompetência do Governo Ana Júlia. Hoje, entendemos que desde o início a FIFA jamais quis jogos na Amazônia pelas distâncias e logísticas e não será surpresa se outros estados como Amazonas e alguns do nordeste perderem  o mando dos jogos. Muita água inda vai rolar este ano.  A verdade é que Belém não está nem estaria preparada para um evento dessa grandeza. Basta ver a briga entre prefeitura e estado que não conseguem sequer fazer andar os projetos Ação Metrópole e o de ônibus rápido com grandes conflitos de interesses entre as partes. Hoje Belém oferece perto de nove mil vagas em hotéis graças a alguns recém construídos. Porém nossa capital  precisaria de no mínimo o dobro disso.

     Há pouco mais de dois anos para a Copa, nossas autoridades reconhecem que nem tudo estará concluído mas o jeitinho brasileiro vai funcionar e certamente estaremos na final provavelmente  contra a Argentina, com Messi regendo de um lado e o nosso Neymar, do outro. Walcke disse nessa entrevista que  “ o Brasil parece que está mais interessado em ganhar do que realizar a Copa”. Espero que ele tenha razão. Porque esse nosso Brasil  é mestre em superação e faremos uma Copa grandiosa, pois somos o País do Futebol, temos no peito estrelas de cinco vezes campeões mundiais, aqui nasceram o Rei Pelé, o Ronaldo Fenômeno,,o baixinho Romário, o perna torta Garrincha e mais de duas centenas de grandes craques que nós, torcedores, temos na mente e no coração. Salve a Seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!