26 de março de 2012

O arroz de várzea avança sobre os campos do Marajó

      A Federação da Agricultura do Estado do Pará, FAEPA, através de seu presidente, Carlos Xavier, está atraindo investidores para ampliar seus negócios na região dos campos do Marajó, particularmente nos municípios de Santa Cruz e Cachoeira do Arari, Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras.
      Isso graças ao sucesso que  o arroz plantado em mais de mil hectares no município de Cachoeira obteve em termos de colheita, acima da média esperada, o que animou a empresa a ampliar o espaço para dois mil hectare nas próximas safras.
      Para se ter idéia, o maior produtor de arroz do Brasil e talvez do mundo seja o  Rio Grande do Sul, como 1,3 milhões  de hectares plantados. Em alguns anos, esses municípios de campos do Marajó poderão ter até 300 mil hectares de áreas plantadas, um projeto colossal com máquinas,  colheitadeiras, silos de armazenagem, equipamentos modernos de processamento e embalagem dos  grãos. O arroz sairia do Marajó pronto para o comércio nacional e exterior.
     Tudo isso foi amplamente discutido na visita que realizei conduzindo  duas lideranças políticas  de Cachoeira, o vice prefeito, Lourenço Silva, o Manélis como é conhecido e o vereador Pedro Ribeiro Santos, conhecido por  Pedro Caruncho e o meu chefe de gabinete Lucivaldo Branco, na semana passada.
      O presidente da FAEPA, Carlos Xavier, que foi meu companheiro na Câmara dos Deputados, nos recebeu em companhia de Marita Frade,. Representante da AMAM, Luiz Canizo e Walter Cardoso, que nos deram toda a atenção e abriram as portas da instituição para elaboração de projetos de qualificação de mão de obra, técnicas agrícolas, associativismo, cooperativismo, enfim, tudo que diz respeito para melhorar a vida do homem do campo e da cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!