13 de fevereiro de 2012

O Brasil está mais feliz em pleno carnaval

     Dentre todas as festas populares introduzidas pelos europeus na cultura brasileira, nenhuma se compara  ao carnaval. Essa festa  mexe literalmente com toda a população brasileira e tem características musicais e coreográficos  próprios à partir de cada estado ou região. o Boi de Manaus é diferente do axé e do frevo no nordeste, por exemplo.Mas independente dessas diferenças, o festejo de momo atinge todas as camadas sociais. Os ricos brincam nos salões trajando roupas finas, máscaras e cantam as antigas modinhas dos anos passados.
     A classe  média e o povão brincam nas ruas, nas praias, ocupam as  praças, correm atrás do trio elétrico, cantam as músicas da moda e se lambuzam de lama dos mangues, estão em blocos ou escolas de samba em grandes ou pequenos desfiles em todo  Brasil. A criançada, mais animada que nunca, sai de pirata, super herói, Peter Pan, bruxas e fadas. Enfim, as figuras do pierrot e da colombina se recriam e renascem  a cada carnaval. Evidente que o brasileiro tem mais motivos para se alegrar.

     O País melhorou, tem mais emprego, mais educação, mais chances nas universidades, gente viajando como nunca. O Brasil está mais feliz em pleno carnaval. Nossos bairros com tradição carnavalesca como a Pedreira, Jurunas, Guamá, Fátima, Umarizal, dentre outros, estão colocando suas escolas de samba nas ruas e os blocos de rua ressurgem com força total. Basta caminhar por esses bairros pra sentir a presença do povo nas ruas de forma ordeira e organizada. Nos versos de Caetano Veloso " a chuva tá caindo e quando a chuva começa eu acabo de perder a cabeça " você sente que mesmo debaixo de chuva a alegria não cessa e o paraense quer mais é  se esbaldar pelas ruas de preferência em boa companhia. Mas como os tempos são outros, recomendo reservativos no bolso, menos álcool e mais água, uso correto dos banheiros químicos, preservar  o patrimônio público e aproveitar porque afinal,  é carnaval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!