6 de dezembro de 2011

UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COM O POVO

Ao povo do Estado do Pará,


     Muitas pessoas me questionam porque luto por um Pará unido, grande e forte e porque estou engajado na campanha do plebiscito contra a separação do Estado.
O fato é que o Pará foi a terra que me adotou. Aqui foi onde me criei, casei, nasceram meus filhos. É desta terra que tiro o sustento de minha família. Mesmo sendo filho adotivo deste Estado, aprendi desde muito cedo a respeitar a história do Pará e a bravura de seu povo, tantas vezes demonstrada na luta pela liberdade dos Índios Tupinambás e dos caboclos Cabanos. Então, ser paraense é mais do que nascer aqui. Ser paraense é um sentimento e eu, mesmo não tendo nascido aqui, me sinto tão paraense quanto meus filhos e, antes mesmo de qualquer argumento científico, sou contra a divisão pelo dever de defender o melhor futuro para o povo da minha terra.
     Além disso, o plebiscito do próximo dia onze de dezembro será uma eleição histórica. Normalmente votamos de dois em dois anos para elegermos parlamentares, prefeitos(as), governadores(as) e presidentes(as). Quando erramos em nosso voto, temos a oportunidade de corrigir quatro anos depois. Neste plebiscito será diferente e nossa responsabilidade será maior. A decisão que tomaremos em dezembro valerá por um longo período de nossas vidas e das futuras gerações.
     Dizem os separatistas que temos muitos problemas no nosso Pará. Nossa rede pública de saúde e educação estão muito longe de serem as ideais, falta rede de esgoto e água encanada e tratada na maioria de nossos municípios, precisamos investir em infraestrutura para alavancar nosso crescimento econômico e ainda temos sérios problemas ambientais e fundiários. A Lei Kandir sangra nossos recursos minerais e não nos deixa em condições de substituirmos a base produtiva das regiões de exploração mineral. A divisão do Estado não resolve nenhum desses problemas. Criar mais cargos de Deputados(as) e Governadores(as) significa somente deslocar os recursos das atividades fins, como obras e serviços necessários para a superação dos nossos entraves, inclusive nas regiões mais distantes da capital, para atividades meio, a exemplo da instalação e custeio de novas máquinas administrativa-burocráticas.
     Precisamos é de um Pará tão grande e forte quanto a história de nosso povo. Ao contrário de nos dividirmos, devemos nos unir somando forças cada vez mais, para lutar por mais recursos e contra a desoneração da exploração mineral, por um desenvolvimento sustentável que distribua renda e garanta os direitos básicos do nosso povo, precisamos pensar o nosso Estado e a Amazônia para as futuras gerações. Por isso peço que você vote contra a divisão do Pará no próximo dia onze de Dezembro.
     Um povo unido jamais será vencido. 
     Vote 55! Vote pelo Pará!
     Um grande abraço,
Deputado Valdir Ganzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!