29 de agosto de 2011

Movimentos populares exigem investimentos já

Representantes de 15 entidades dos eixos da Transamazõnica e Xingu estão concentados na cidade de Altamira a fim de exigir do Governo Federal e da Norte Energia, consórcio encarregado das obras da hidrelétrica do Belo Monte, os investimentos financeiros exigidos no contrato em áreas social, de infraestrutura, da agroindústria e de desenvolvimeno sócioeconômico.
Cerca de 3 mil pessoas ligadas e esses movimentos estarão participando na terça-feira de uma grande caminhada pelas ruas de Altamira quando irão divulgar um extenso documento com as reivindicações elencandas através de reuniões das bases como o asfaltamento da Rodovia Transamazônica, da conclusão do Programa Luz Para Todos, da implantação dos programas fundiário e ambiental e da garantia que esse Plano de Desenvolvimento seja acrescido ao Programa de Aceleração do Crescimento -PAC, para que os recursos da União sejam garantidos.
O movimento de lideranças é realizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura(FETAGRI), e pela fundação Viver, Produzir e Preservar e entidades asociadas. Essas lideranças entendem que os recursos do Governo Federal e da N orte Energia, que atinge cifras de 3 bilhões de reais para a primeira e 500 milhões para a segunda, têm de ter destino definido e ser aplicados em tempo real sob pena de se perder no emaranhado da burocracia e não cumprir seu papel social que é o de mitigar os problemas sócioambientais que as obras da UHE irão causar a toda essa região que envolve de municípios.
Os deputados Valdir Ganzer, Airton Faleiro e Zé Geraldo estiveram na tarde de domingo reunidos com as lideranças do movimento e puderam debater as questões mais ûrgentes e de maior alcane social como a consrução de milhares de novas residências paa os municípios sob influência do projeto e a necessidade de se formar mão de obfra capacitada a fim de aproveitar a legião de ttabalhadores que se dslocam diariamene paa a região atrás de emprego. O prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli,que ewstá a 46 quilômetros de Altamira, ilustrou bem a siuação esses municípios. O Centro de Saúde de seu município vem recebendo dezenas de pessoa para atendimento que ele nunca viu em sua cidade. São famílias que vêm buscar emprego em Altamira e não encontrando se encostam nas cidades próximas à espera de uma oportunidade. :' Estamos nos transformando em cidade dormitório de Altamira ", atesta ele.
O movimento espera a presença de ministros e diretores da Norte Energia para fazer a entrega formal dese extenso documento onde são detalhadas as pincipais açõe e investimentos que a região necessia como a regularização das Reservas Extativistas que foram criadas mas estão sem demarcação e apoio técnico e financeiro; que a energia chegue à casa de todas as famílias rurais com preços compatíveis com a abundância dos quilowats gerados aqui; que os assentamento das famílias se dê com apoio dos órgãos de crédito, fomento e técnico.Segundo João Batis Uchoa, coordenador do movimento, destacou que " o projeto o projeto da hidrelétrica tem de garantir a participação da sociedade, a inclusão e gestão social, o fotalecimento das diferentes expressões da gricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida de todos". Terça feira acontece a grande caminhada, na quarta será realizada a mesa de negociações para traar dos emas elencados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!