17 de dezembro de 2012

Mel, gera renda e melhora a qualidade de vidas de produtores familiares



O deputado estadual Valdir Ganzer solicitou, da tribuna, aos órgãos de fiscalização dos governos federal, estadual e municipal que agilizem a legalização,através do Selo de Inspeção federal, da produção de mel e derivados abrindo as portas do mercado inclusive o exterior.

Ganzer, é produtor rural e apicultor, apontou o Pará como o maior produtor de mel e derivados da Amazônia com mais de mil toneladas/ano com perspectiva de dobrar essa produção em quatro anos e ser um dos maiores produtores nacionais no final da década." Nem pequenos nem médios produtores conseguem ter a legalização de seus produtos para poder registrar sua produção de forma legal. 

Precisamos de um esforço conjunto para sanar esse problema", destacou Ganzer.O Deputado participou do Congresso Estadual de Apicultores ocorrido em São João de Pirabas com a presença de centenas de criadores e técnicos de outros estados para a troca de experiências e novas tecnologias. E a questão do selo de qualidade foi o asunto mais discutido porque emperra os negócios e deixa o produtor nas mãos de intermediários. Durante o congresso, ficou decidido que em 2014 Belém vai sedir o evento em nível nacional com a presença de representantes de países produtores e interessados nas técnicas de produção brasileras. 

Segundo o deputado, a biodiversidade da Amazônia com campos, mangues, pastos, florestas, frutivas e sua grande dimensão territorial redundam em produção de mel com cores e sabores diferentes que atraem o mercado internacional sempre ávido por novidades. Ganzer destacou um produtor de Capitão Poço que tem pouco mais de 100 colmeias foi o campeão estadual de mel em produtividade e isso é muito significativo para a agricultura familiar. " Um pequeno produtor, com essa quantia de colmeias, chega a fazer em média 4 mil reais mensais com custos muito baixos ", atesta o deputado. 

O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem. obtido inicialmente de forma extrativa. Com a domesticação das abelhas, inciou-se o que se chama de apicultura gerando o mel, as geleias, cera e outros derivados. Ele é o único produto doce que contém proteinas e diversos sais e vitaminas essenciais á nossa saúde. Tem alto valor energético e popriedades medicinais além de ação bactericida. Cerca de metade da produção de mel do Pará é consumida na merenda escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!