30 de junho de 2011

PESCADORES DE VIGIA HOMENAGEARAM SÃO PEDRO

O milagre dos peixes que alimentam 75% da população de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, a dádiva das águas do rio Guajará Miri que dá acesso à costa oceânica onde os pescadores vão em busca do pescado farto, a fé em Deus e em São Pedro, santo protetor que acalma as águas nas noites de tempestades, que orienta os navegadores para manterem a rota, que abençoa e protege suas famílias. Tudo isso foi lembrado pelo padre Ricardo Botelho, na missa rezada na igreja de São Sebastião, no dia de São Pedro, em homenagem ao Santo. A missa foi de pura beleza e ato de fé com o coral jovem da igreja, que foi fundada em 1885, conferindo um tom alegre e respeitoso ao ato.
Vigia realizou uma festa que vem se firmando como uma das mais importantes manifestações de fé e religiosidade com a procissão fluvial envolvendo mais de trezentas embarcações muito ornamentadas, com bandeiras, balões, gente de todas as idades e cores com uma só intenção: homenagear São Pedro, cuja imagem foi colocada sobre a réplica de uma embarcação típica de pesca e embarcada em outra, essa bem maior com capacidade para 50 toneladas de peixe.
O cortejo começou após o término da missa com centenas de pessoas desfilando pela cidade até o cais do porto onde as embarcações já esperavam a imagem do santo, teve início então a procisão fluvial com as embarcações se dirigindo até as localidades de Tapera e Guajara, onde residem centenas de famílias.
No caminho, algumas embarcações assavam peixe na brasa e distribuiam para outros barcos lembrando muito a passagem bíblica onde Cristo fez a divisão dos peixes. Foi um ato que marcou profundamente o caráter solidário das pessoas simples do interior. A procissão fluvial mostrou como o mundo vive cada vez mais a imagem de um aldeia global com muitos jovens filmando e fotografando com seus aparelhos celulares, falando entre si mas em embarcações diferentes e louvando o santo protetor. A procissão durou mais de uma hora e por onde passou recebeu a ovação dos fiéis que estavam na beira do rio exercitando sua fé, agradecendo as graças alcançadas.


FOTOS DO EVENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!