4 de dezembro de 2011

Escola agrotécnica completa 90 anos na formação de jovens para o campo.




Professor Mestre Edinaldo Feitosa Diretor Geral do IFPA e
É gratificante participar de um evento como o do dia primeiro de dezembro, os 90 anos da Escola Agrotécnica Federal do Pará, hoje denominado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, formadora de técnicos de nível médio e agora superior, um avanço implantado pelo governo do presidente Lula da Silva. A comemoração foi na última quinta-feira, dia primeiro, no belo ginásio de esportes que eu e o deputado federal Zé Geraldo, ajudamos a construir.
O meu primeiro contato com o IFPA ocorreu na década de 70 e desde então sempre procurei contribuir com a instituição ao longo destes 90 anos, o IFPA teve várias denominações em 1921chamava-se  Patronato Agrícola Manoel Barata na ilha de Outeiro, posteriormente passou a Aprendizado Agrícola Manoel Barata , Escola de Iniciação Agrícola Manoel Barata, Ginásio Agrícola Manoel Barata, Colégio Agrícola Manoel Barata. Em 1972, quando foi transferida para Castanhal passou a se denominar Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, e em 2006 passou a IFPA.
Essa instituição é referência na formação de jovens que desenvolvem trabalhos no campo, contribuem com a melhoria e o aumento da produção de alimentos, seja de aves, suínos, grãos, tubérculos, gado.
Essa escola, que nasceu quando Magalhães Barata era governador,  formou milhares de jovens, muitos deles hoje ocupando lugar  de destaque nos cenários político e técnico, que contribuíram para que ela hoje seja vista como referência em seu segmento no Pará e no Brasil.
Eu, com minhas origens de produtor rural, só tenho a me orgulhar desse trabalho. Os jovens que ali estudam, levam para suas regiões, e olhe que são as mais diversas, um conteúdo de informações e técnicas agrícolas que certamente irão trazer múltiplos benefícios a todos. Nossas terras agricultáveis, com fartura de água e um pouco de técnica, representam uma riqueza inestimável frente à nova ordem mundial de busca por alimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!